A Árvore e a Arte de Envelhecer na Literatura Infanto-Juvenil

Operacionalização:

  • O Plano Anual de Atividades terá por base o tema, no que respeita à escolha das efemérides a comemorar, e às atividades a realizar;
  • A seleção das obras a trabalhar no âmbito do PNL terá como critério o tema definido;
  • Os roteiros de leitura orientada a elaborar pela equipa BE contemplarão as obras selecionadas e integrarão atividades que irão de encontro ao tema;
  • “Florestas de Contos” e “Histórias e Memórias” constituirão propostas de escrita criativa ao nível da sala de aula, associadas ao Plano Tecnológico e ao Plano de Literacia, que visam o desenvolvimento de competências de literacia da informação, nomeadamente ao nível da investigação, seleção da informação, textualização e utilização de ferramentas da Web 2.0.
  • “Árvores de Leituras, Chapéus de Ideias” constituirá o projeto anual (2011/2012) de leitura em família, como forma de concretização da leitura autónoma (PNL).

Mais-valias:

  • O tema presta-se à articulação entre os vários ciclos (desde o pré-escolar ao 3º ciclo), possibilitando uma maior coerência e homogeneidade de trabalho ao nível do agrupamento.
  • A operacionalização do tema propicia o envolvimento de diferentes agentes educativos, nomeadamente a família e as associações de pais, indo de encontro ao tema do projeto educativo do agrupamento Uma Escola para Todos, com o envolvimento de Todos.
  • Dado o seu caráter transversal, permite ser trabalhado nas várias áreas curriculares, disciplinares e não disciplinares, assim como nas AECs, bem como envolver as famílias que, no decurso dos três últimos anos letivos, deram provas de grande interesse e empenho através da participação nos projetos “Retalhos de Leitura em família: Mantas Interculturais”; “Viajar pela História, pela mão das histórias” e “Entre Uivos e Miados Emolduramos Leituras”.


 

 


Contacto

Bibliotecas Escolares Antonio Feijó

Rua Dr. Luís Gonzaga
Ponte de Lima
4990


258909070